top of page

Defesa Civil remove eucalipto caído de via central do bairro

Nesta segunda-feira, 7 de janeiro, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram presentes no Jardim Marajoara para remover um enorme eucalipto, tombado sobre a avenida Manoel dos Reis Araújo, na altura da casa 412.

A árvore fazia uma diagonal sobre a via, sem tocá-la, escorada sobre o tronco de outra árvore pelo menos desde a manhã da véspera, oferecendo risco aos pedestres e carros passantes.

A Sajama fez contato com a Subprefeitura de Santo Amaro, a Prefeitura e a Defesa Civil na segunda-feira pela manhã. O chamado foi atendido pela Defesa Civil, com equipes do Corpo de Bombeiros postas em ação pouco antes das 11 horas. Antes disso, foram feitas chamadas individuais de moradores, não atendidas.

A operação de remoção foi delicada, pois o tronco do eucalipto caído, que parecia aderir apenas aos galhos da árvore do outro lado da via, na verdade estava preso também na fiação elétrica. Por esse motivo, uma equipe da Enel também esteve presente na ação.

A remoção delicada foi finalizada com sucesso por volta das 14 horas. Pelo empenho na prestação do serviço, a SAJAMA agradece ao Corpo de Bombeiros.







Histórico de inação

O eucalipto que foi alvo da remoção já apresentava risco e deveria ter sido removido pelo menos desde dezembro de 2017. Naquela época, a associação de moradores do bairro expediu um ofício à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e à Prefeitura Regional solicitando a vistoria de algumas árvores comprometidas, com diversos anexos atestando riscos apresentados pela altura, idade e condições de certas plantas. Nenhuma atitude foi tomada. As mesmas árvores foram objeto de pedidos de vistoria individuais de moradores – também ignorados. Um ofício subsequente foi encaminhado às mesmas autoridades em fevereiro do ano seguinte, quando um eucalipto de 18 metros, já morto, caiu na praça Hugo Sacco. Novamente, as autoridades não mostraram ações práticas e a árvore permanece em vagarosa decomposição no mesmo lugar em que caiu. As questões de zeladoria (poda, remoção, substituição) são competência conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e da Subprefeitura. Já a proteção aos civis contra os danos causados por quedas de árvores e por outros resultados do descaso na zeladoria fica ao cargo da Defesa Civil.




Mais recentes
Arquivo
bottom of page