top of page

Soluções para problemas com eucaliptos

As árvores com risco de queda são uma questão crônica do bairro. Apesar de responderem aos pedidos periódicos de poda, as autoridades ainda não deram a devida atenção à necessária remoção e substituição de algumas árvores, em especial os eucaliptos. A vizinhança vem há tempos identificando e pedindo a remoção de alguns espécimes em má situação, sempre com pouco ou nenhum respaldo.

Os eucaliptos, que vicejam pelas praças, foram plantados originalmente para drenar o solo pantanoso dos loteamentos, nos primórdios do bairro. A medida era interessante na época, mas o passar das décadas sem adaptações fez com que as árvores crescessem, se multiplicassem e envelhecessem, tornando-se impróprias e perigosas para o bairro residencial como ele se consolidou: o perigo está em árvores comprometidas, como a que caiu neste começo de 2019; já a impropriedade dos eucaliptos está na restrição (à luz solar, à absorção de nutrientes) que eles causam às plantas que os cercam.

Por esse motivo, há mais de uma década discute-se no bairro a importância da substituição de alguns eucaliptos por outras espécies de plantas em alguns trechos do bairro – iniciativa que requereria empenho e comprometimento adicionais da Subprefeitura de Santo Amaro e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

A Sajama já verificou a saúde de cada eucalipto do bairro, listando e sinalizando os que oferecem risco, e também elaborou uma proposta de substituição de parte das árvores problemáticas por espécies de plantas mais próprias ao ambiente urbano do bairro. Todas essas informações já foram apresentadas às autoridades cabíveis e aguardam resposta satisfatória.


Serviço

Sua propriedade corre o risco de ser ou já foi danificada por galhos de árvores plantadas em praças e espaços públicos?

Registre o pedido de poda na Subprefeitura de Santo Amaro:

Telefone: (11) 3396-6100 santoamaro@prefeitura.sp.gov.br Praça Floriano Peixoto, 54 - CEP 04751-030

A comunicação também pode ser realizada pelo site da Prefeitura municipal, conforme o passo a passo:


1 – Acesse https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal

2 – Escolha, na área “Todos os serviços”, a opção “Meio Ambiente”;

3 – Em seguida, escolha no assunto “Árvore” e no Serviço "Avaliação e serviços em árvore em área pública”;

4 - Clique em “Selecionar”;

5 - Para “Entrar e solicitar” é necessário cadastro (login e senha) ou pode ser feito em "Solicitar Anonimamente”

O serviço está disponível também pelo aplicativo “SP156”.

Mais recentes
Arquivo
bottom of page