Ginástica para o cérebro na sede da Sajama
Nova oficina mensal é grátis, aberta ao público e começa em maio
A partir de 3 de maio, os frequentadores da Sajama terão mais uma opção de atividade gratuita na sede da associação: “ginástica para o cérebro”. Assim são chamadas as atividades da nova oficina, que será ministrada mensalmente pela Supera. Já há três datas confirmadas: 3 de maio, 7 de junho e 5 de julho.
A empresa, que foi criada em São José dos Campos há 13 anos e abriu uma filial aqui na região há um ano, é especializada em dar aulas direcionadas ao aprimoramento da atenção, da memória e do raciocínio lógico. Para isso, faz uso de metodologia própria:
– O método foi formulado com ajuda de neurocientistas e professores e combina jogos, exercícios cognitivos, dinâmicas e “neuróbicas” – conforme explica a divulgadora Fernanda Penteado.
A ideia de “ginástica para o cérebro” pressupõe a capacidade de aprendizado de pessoas de todas as idades – que é corroborada por descobertas científicas recentes sobre neuroplasticidade. Por isso, as atividades podem beneficiar gente de idades mais e menos avançadas.
A gestora da unidade do Jardim Marajoara, Natália Frediani, compara as atividades a uma rotina de exercício físico:
– É como uma academia para o cérebro. Hoje em dia, quase todo mundo vai à academia para cuidar do corpo, mas e o cérebro? A expectativa de vida tende a aumentar cada vez mais e as pessoas precisam exercitar a cabeça. Este é o futuro.
Sobre o método
As atividades são de diversos tipos e são desenvolvidas em aulas de 2 horas e em casa. Os jogos e exercícios cognitivos são conduzidos com auxílio de brinquedos e ferramentas – como a torre de Hanói, o tangram e vários outros. A ferramenta central no método é o bom e velho ábaco, que ajuda a trabalhar principalmente o raciocínio, a concentração e a coordenação motora.
Os alunos têm o estudo guiado por psicopedagogos e apostilas, que oferecem gradações crescentes de desafio para as atividades. Também são feitos exercícios de dinâmicas grupais, que trabalham a capacidade de expressão e outras habilidades sócio-emocionais.
Já as “neuróbicas” são rotinas propostas para ativar o cérebro e tirar o indivíduo da zona de conforto. De acordo com Fernanda, “o cérebro está biologicamente preparado para poupar energia. Isso nos leva a uma automatização das atividades diárias”. Por isso, as “neuróbicas” são tão importantes para a cabeça quanto é a aeróbica, analogamente, para o corpo.
Mais informações a respeito do método e das aulas podem ser obtidas na secretaria da Sajama, ou diretamente junto à empresa. Confira os dados de contato mais abaixo.
Sobre a oficina
A oficina será uma “mini-aula” com o uso de jogos e desafios e o direcionamento de um instrutor. Será gratuita e voltada para pessoas a partir de 7 anos, sem limite máximo de idade.
Por motivos de organização, o número máximo de participantes fica restrito a 12 pessoas. A lista para participar abre uma semana antes de cada edição da oficina, e as inscrições podem ser feitas até a véspera da oficina junto à secretaria da Sajama.
Inicialmente, a oficina está confirmada para três datas: 3 de maio, 7 de junho e 5 de julho.
Resumo e contatos
Oficina de ginástica para cérebro
Frequência: mensal – 3 de maio, 7 de junho e 5 de julho.
Horário: Das 11h às 12h
Inscrição: durante a semana da oficina, na secretaria da Sajama
Telefone: (11) 5541-8390
E-mail: secretariasajama@sajama.org.br
Supera – unidade Jardim Marajoara
Av. Washington Luís, 1.113
Telefones: (11) 2729-8125 / (11) 99174-1197
E-mail: sp.jdmarajoara@metodosupera.com.br
Facebook: Método Supera Jd. Marajoara
Instagram: @superamarajoara