Como preservar os animais do bairro? Tirando fotos!

Sabe aqueles visitantes animais que você observa em casa? Certamente você já travou contato visual com gambás, macaquinhos, tucanos, aranhas, insetos e muitos outros bichos, que nos surpreendem na proximidade dos nossos quintais. Possivelmente, até os alimente.

O que talvez você não saiba é que o seu registro desses animais e insetos em foto ou em vídeo é muito valioso para a preservação dessas espécies no bairro!

Profissionais da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente solicitam aos moradores que lhes enviem fotos e vídeos da fauna local, acompanhados da autoria de quem registra.

Os envios podem ser feitos por meio dos grupos de WhatsApp da vizinhança – sendo posteriormente repassados à secretaria da Sajama – ou diretamente por e-mail, pelo endereço secretariasajama@sajama.org.br .

O propósito da iniciativa é catalogar as espécies do bairro. Além de servir de registro para a situação das espécies na cidade de São Paulo, essas informações poderão ser úteis para a implementação do projeto-piloto de arborização urbana e paisagismo na Praça Hugo Sacco, atualmente em estágio de elaboração.

Alguns flagras dos visitantes

E os registros já começaram a ser feitos!

O José Figueira de Mello conseguiu uma filmagem breve de um pica-pau caçando comida no tronco de uma árvore:

Já a Lilian C. Weinheimer avistou, no topo de uma árvore, esse par de pássaros, enquanto caminhava pelo bairro em fins de maio:

A mesma Lilian registrou, ainda em 2016, este filhote de pica-pau de topete amarelo, que recuperava de uma conturbada tentativa de primeiro voo:

Mudando para o campo dos mamíferos, a Cristiane Pinheiro conseguiu esse registro muito próximo de um pequeno sagui:

Por fim, a Christiane Navas flagrou esse indiscreto saruê trepado numa árvore do quintal de casa!

A lista continua, e você não pode ficar de fora dela! Mande sua foto ou vídeo de animais avistados no bairro pelos grupos de WhatsApp ou pelo e-mail da secretaria da Sajama.

Sobre o projeto-piloto

A Sajama, os moradores do Jardim Marajoara e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente vêm mantendo estreito diálogo nos últimos meses a respeito da situação dos eucaliptos na Praça Hugo Sacco.

Essas árvores, que são uma das marcas registradas do bairro, foram plantadas décadas atrás e muitas delas estão em idade avançada, doentes ou em situação de risco. Isso vem ameaçado sistematicamente o patrimônio material e as vidas de moradores e passantes do bairro.

Embora nem todos os eucaliptos estejam comprometidos, o número constatado de árvores problemáticas em parecer técnico recente da Subprefeitura ultrapassa a centena. Trata-se de uma tarefa difícil de articulação da comunidade local com o poder público – ausente em muitas situações por anos a fio, infelizmente.

Diante da difícil tarefa de podar, suprimir ou substituir as árvores comprometidas, a Secretaria propôs implementar um projeto-piloto, pioneiro, que conjugue o interesse local dos moradores com o conhecimento técnico e o poder de ação do poder público – a própria Secretaria e a Subprefeitura de Santo Amaro.

O projeto permitirá o manejo adequado da flora existente e a substituição das árvores comprometidas por outras espécies mais apropriadas para o ambiente urbano e para os propósitos dos moradores do bairro.

A primeira vistoria da Praça Hugo Sacco aconteceu no dia 20 de maio para observar e entender quais são as espécies da flora local, qual é sua situação e como a fauna se adapta a esse verdadeiro bosque no coração de nosso bairro.

Entendendo o panorama geral da praça, criaremos melhores condições de conservação para fauna e flora e mais segurança e bem-estar para a vizinhança pelos próximos anos.

A iniciativa aproximou moradores do bairro de agrônomos, biólogos e uma gerente de projetos da Secretaria do Verde. Além do valoroso estreitamento de laços dos cidadãos com representantes do poder público, a iniciativa começa a criar subsídios para o planejamento do projeto.

Para saber mais sobre a vistoria, clique aqui.

Mais recentes
Arquivo

SAJAMA

Sociedade dos Amigos de Bairro do Jardim Marajoara

Rua Mantis, 25, Jardim Marajoara
São Paulo - SP, CEP 04664-110

11 5541.8390

secretariasajama@sajama.org.br

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey