top of page

Limpeza de piscinas: fundamental para combater a Dengue, Febre Amarela e Zika Vírus



Todo mundo sabe que a dengue, febre amarela e zika virus é uma dor de cabeça sazonal na vida do brasileiro. Todo verão, o quadro infelizmente é o mesmo: grandes somas de pessoas infectadas com uma doença potencialmente mortal, mas que geralmente poderia ser evitada por meia dúzia de medidas domésticas simples.

Não é segredo nenhum que os mosquitos transmissores multiplicam-se em água parada. A água parada é comumente encontrada em pratinhos de plantas, pneus e poças no ambiente doméstico.

Mas há um outro cuidado básico que tem sido sistematicamente ignorado no Jardim Marajoara: o tratamento de piscina.


Como evitar a dengue, febre amarela e zika virus cuidando da piscina

As medidas são realmente simples e diretas, e evitarão sérias dores de cabeça para o morador e seus vizinhos:


· Aplicar semanalmente o tratamento com cloro e controlar pH da água;

· Limpar ralos externos e canaletas de drenagem;

· Piscinas que não estão em uso devem ser cobertas


Vale a atenção o fato de que apenas esvaziar a piscina não é o suficiente para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti: os ovos do inseto podem permanecer vivos por até dois anos quando secos. Se expostos à água em algum momento, podem eclodir, dando início a mais um ciclo de dengue.

Também não adianta nada cobrir a piscina com uma capa e deixar poças d’água e folhas se acumularem em sua superfície!

No caso da aplicação de cloro: além de checar semanalmente o cloro – que deve estar entre 2 e 3 ppm –, o controle de alcalinidade e o pH da piscina garantirá a eficiência máxima da ação desinfetante do cloro. Filtrar a piscina também ajudará a combater a doença.

O mosquito normalmente deposita seus ovos nas paredes da piscina, logo acima do nível da água. Por isso, a limpeza da borda da piscina é estratégica para evitar a reprodução dos mosquitos da dengue!

Mais recentes
Arquivo
bottom of page