top of page

Como preservar os animais do bairro? Tirando fotos!

Sabe aqueles visitantes animais que você observa em casa? Certamente você já travou contato visual com gambás, macaquinhos, tucanos, aranhas, insetos e muitos outros bichos, que nos surpreendem na proximidade dos nossos quintais. Possivelmente, até os alimente.

O que talvez você não saiba é que o seu registro desses animais e insetos em foto ou em vídeo é muito valioso para a preservação dessas espécies no bairro!

Profissionais da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente solicitam aos moradores que lhes enviem fotos e vídeos da fauna local, acompanhados da autoria de quem registra.

Os envios podem ser feitos por meio dos grupos de WhatsApp da vizinhança – sendo posteriormente repassados à secretaria da Sajama – ou diretamente por e-mail, pelo endereço secretariasajama@sajama.org.br .

O propósito da iniciativa é catalogar as espécies do bairro. Além de servir de registro para a situação das espécies na cidade de São Paulo, essas informações poderão ser úteis para a implementação do projeto-piloto de arborização urbana e paisagismo na Praça Hugo Sacco, atualmente em estágio de elaboração.

Alguns flagras dos visitantes

E os registros já começaram a ser feitos!

O José Figueira de Mello conseguiu uma filmagem breve de um pica-pau caçando comida no tronco de uma árvore:

Já a Lilian C. Weinheimer avistou, no topo de uma árvore, esse par de pássaros, enquanto caminhava pelo bairro em fins de maio:

A mesma Lilian registrou, ainda em 2016, este filhote de pica-pau de topete amarelo, que recuperava de uma conturbada tentativa de primeiro voo:

Mudando para o campo dos mamíferos, a Cristiane Pinheiro conseguiu esse registro muito próximo de um pequeno sagui:

Por fim, a Christiane Navas flagrou esse indiscreto saruê trepado numa árvore do quintal de casa!

A lista continua, e você não pode ficar de fora dela! Mande sua foto ou vídeo de animais avistados no bairro pelos grupos de WhatsApp ou pelo e-mail da secretaria da Sajama.

Sobre o projeto-piloto

A Sajama, os moradores do Jardim Marajoara e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente vêm mantendo estreito diálogo nos últimos meses a respeito da situação dos eucaliptos na Praça Hugo Sacco.

Essas árvores, que são uma das marcas registradas do bairro, foram plantadas décadas atrás e muitas delas estão em idade avançada, doentes ou em situação de risco. Isso vem ameaçado sistematicamente o patrimônio material e as vidas de moradores e passantes do bairro.

Embora nem todos os eucaliptos estejam comprometidos, o número constatado de árvores problemáticas em parecer técnico recente da Subprefeitura ultrapassa a centena. Trata-se de uma tarefa difícil de articulação da comunidade local com o poder público – ausente em muitas situações por anos a fio, infelizmente.

Diante da difícil tarefa de podar, suprimir ou substituir as árvores comprometidas, a Secretaria propôs implementar um projeto-piloto, pioneiro, que conjugue o interesse local dos moradores com o conhecimento técnico e o poder de ação do poder público – a própria Secretaria e a Subprefeitura de Santo Amaro.

O projeto permitirá o manejo adequado da flora existente e a substituição das árvores comprometidas por outras espécies mais apropriadas para o ambiente urbano e para os propósitos dos moradores do bairro.

A primeira vistoria da Praça Hugo Sacco aconteceu no dia 20 de maio para observar e entender quais são as espécies da flora local, qual é sua situação e como a fauna se adapta a esse verdadeiro bosque no coração de nosso bairro.

Entendendo o panorama geral da praça, criaremos melhores condições de conservação para fauna e flora e mais segurança e bem-estar para a vizinhança pelos próximos anos.

A iniciativa aproximou moradores do bairro de agrônomos, biólogos e uma gerente de projetos da Secretaria do Verde. Além do valoroso estreitamento de laços dos cidadãos com representantes do poder público, a iniciativa começa a criar subsídios para o planejamento do projeto.

Para saber mais sobre a vistoria, clique aqui.

Mais recentes
Arquivo
bottom of page