Vistoria na Praça Hugo Sacco


No dia 20 de maio, a vizinhança do Jardim Marajoara teve o prazer de receber a aguardada visita de uma equipe da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, para uma vistoria na Praça Hugo Sacco em conjunto com os moradores.

A vistoria tinha sido agendada após uma reunião aberta na sede da Sajama, em fins de abril, entre moradores e a engenheira agrônoma Priscila Cerqueira, a respeito dos planos para o projeto-piloto de readequação paisagística na praça em questão.

A concentração começou às 10 horas da manhã na Praça Hugo Sacco. Sete moradoras e um morador estavam presentes para a vistoria, incluindo a vice-presidente e a diretora de preservação ambiental da Sajama.

Já a equipe da Secretaria do Verde contava com um biólogo e uma bióloga, um botânico e uma gerente de projetos, com duas máquinas fotográficas a postos para registrar toda a diversidade de espécies da praça.

Na verdade, o par de biólogos se antecipou e chegou ainda mais cedo que o resto do grupo, por volta das sete da manhã: observar a dinâmica dos animais em movimento pelo bairro é muito mais difícil e demorado do que árvores e plantas em geral. Por esse motivo, inclusive, é que a colaboração dos moradores em registrar a fauna local serve como extensão desse trabalho inicial.

Fotos de André Silva

Ornitologia

A ornitologia é a atividade de observar os pássaros. A praça é um ótimo ambiente para exercitar esse hobby, e a identificação das aves ficará ainda mais agradável com uma dica da bióloga Letícia: o aplicativo Merlin.

Esse utilitário foi desenvolvido pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, Nova Iorque, e consegue “adivinhar” a ave observada. Isso é possível por meio de algoritmos, que combinam uma série de variáveis bastante visuais: tamanho e cores do animal, e o que ele fazia no momento da observação.

O Merlin Bird ID pode ser baixado em celulares tanto pela Play Store (Android) quanto pela App Store (iOS). O aplicativo em si não é pesado, mas depende de pacotes adicionais para funcionar: uma vez carregado no telefone celular, o aplicativo exige que se baixe uma base de dados de referência.

Esses pacotes reúnem informações dos pássaros, separados por regiões do mundo. O pacote “Brasil: Sudeste”, por exemplo, pesa mais de 600 megabytes! Portanto, confira se tem espaço de armazenamento no celular antes de baixá-lo.

A auto-poda do eucalipto

O botânico Felipe informou que os eucaliptos fazem uma “auto-poda” e dão sinais visuais disso. Essa espécie de árvore forma um inchaço na base de alguns dos galhos mais velhos antes que eles caiam.

Esses “edemas” superficiais antecedem o escurecimento do galho e a queda. Observar esses sinais facilita a detecção de quais galhos oferecem risco.

Novas espécies

As vistorias de fauna e flora podem até parecerem protocolares, mas muitas vezes oferecem surpresas, conforme explicou o botânico Felipe:

– A gente não imagina que vai encontrar coisa nova... Mas encontra. Aqui, perto do aeroporto, achamos muitas espécies que não eram vistas há mais de 70 anos na cidade – no meio do campo de pouso! Tinham sido dadas como extintas.

– Uma das coisas mais impressionantes que a gente achou, se não me engano, foi perto de Marsilac: uma espécie descrita como nova. A visita foi em 2013 e a descrição veio em 2015 ou 2016. – prosseguiu Felipe.

Conclusão

O grupo rondou a Praça Hugo Sacco, cortando-a por dentro e fazendo seu contorno, fazendo observações das espécies no percurso. A caminhada durou até por volta do meio-dia. Para a conclusão, o grupo papeou reunido no mesmo local da concentração inicial, em meio a um cafezinho com doces e pães, antes de se dispersar.

Foi uma grata surpresa encontrar nessa vistoria pessoas tão sérias e dedicadas, amantes da Natureza. Esses podem ser primeiros passos auspiciosos de um projeto importante para o bairro.

Mais recentes
Arquivo

SAJAMA

Sociedade dos Amigos de Bairro do Jardim Marajoara

Rua Mantis, 25, Jardim Marajoara
São Paulo - SP, CEP 04664-110

11 5541.8390

secretariasajama@sajama.org.br

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey